O Programa


Laborterapia
Laborterapia

Aos trabalhos efetuados na CT se dá o nome de laborterapia – o trabalho com função terapêutica – e esta tem como função auxiliar na desintoxicação física. O Contato do indivíduo com o sol, terra, chuva, plantas e animais proporcionam uma interação sadia com a natureza. Serviços de horticultura, jardinagem, ordenha, capina, bosque e outros, fazem com que o interno tenha constante e comedida atividade física e, conseqüentemente, a paulatina eliminação das toxinas do organismo.

Além dos serviços externos de campo, os quais são realizados na sua maioria pela manhã, o interno executará tarefas de cozinhar, lavar e passar a própria roupa, arrumar sua cama, limpeza de casa, ou seja, todos os afazeres existentes dentro da C.T. são executados pelos próprios internos, em escala elaborada pela equipe e sempre em forma de rodízio – aqueles internos que apresentarem dificuldades de ordem física para realizar determinado tipo de trabalho, serão escalados para tarefas mais compatíveis com sua capacidade.

Serviços que estejam envolvidos cuidados com animais e plantas tem como objetivo desenvolver uma consciência e respeito para com a natureza – assim espera-se atingir entendimento da importância da ecologia. Espera-se ainda que a laborterapia desaperte no dependente valores antes não conhecidos ou respeitados – é caso de alguém que esteja cozinhando que poderá começar a valorizar todas as vezes que alguém lhe fazia uma refeição – mãe, esposa ou empregada.

A laborterapia não possui dentro da Comunidade o objetivo capitalista do lucro de produção do excedente nem fomentar comercialização para captação de recursos. Assim o interno não será obrigado para trabalhar para produzir bens de consumo de qualquer ordem para serem vendidos. Toda a produção que houver será aproveitado no consumo interno.



PArceiros