O Programa


Tratamento
Tratamento

Exibição de Filmes Temáticos
Os filmes temáticos vem como reforço de tratamento e sempre trazem algum tipo de mensagem que reforçam os conteúdos terapêuticos diários. Os temas já previamente selecionados e pertencentes à videoteca da Comunidade tratam de temas relacionados ao mundo das substâncias psicoativas, solidariedade humana, condição humana, etc.

Palestras
Outros tipos de assuntos e conteúdos são trazidos aos internos para enriquecer seus conhecimentos. Desta forma são trazidos à Comunidade Terapêutica outros profissionais – médicos, técnicos de diversas áreas, outros profissionais de saúde – para proferir palestras sobre temas diversos.

Seminários
Informações extras e diversas no que toca a quaisquer aspectos relacionados às drogas ou à dependência química são discutidos em grupo. A forma utilizada é a divisão em grupos de estudo. Após término dos estudos as conclusões são apresentadas e debatidas entre equipe e grupo.
Como material de pesquisa são utilizados capítulos de livros afins e artigos de revistas específicos sobre o tema.

Laboratório
Com o intuito de trabalhar o raciocínio e timidez, e também circular informações, semanalmente o interno um escolhe um tema pertinente ao programa o qual ele estudará e fará uma explanação ao grupo – uma mini-palestra. Geralmente os seminários funcionam como fonte de subsídios para este momento

Liderança
Todo o interno será líder por uma semana – depois do terceiro mês, de acordo com a ordem de chegada na Fazenda e uma vez que tenha se completado o rodízio, repete-se o ciclo, assim, o interno será líder por várias vezes durante os nove meses – sendo uma espécie de ligação hierárquica entre o grupo e equipe.
O líder auxiliará em atividades de organização da Comunidade e coordenará aquelas reuniões em que os membros da equipe não participa – Organizativa, Reunião de Responsabilidade e Reunião Vespertina. O objetivo principal vem a ser despertar senso de liderança e responsabilidade.
Reunião OrganizativaEspaço diário destinado aos internos, antes do jantar, para levantar sugestões para laborterapia sem a presença da equipe, mas depois avaliadas por esta.

Reunião de responsabilidades
Existem tarefas pequenas, constantes e repetitivas que serão de responsabilidade dos internos – cuidar dos cães; cuidar dos pássaros; luzes e janelas; ferramentaria; sapataria; tanques e varais; capela; e outras. Ao interno é facultado qual dessas responsabilidades ele gostaria de executar a cada 15 dias. Esta reunião, então, realizada sem os membros da equipe oportuniza aos internos desenvolverem o senso de organização, disciplina e responsabilidade. Uma vez terminada a reunião a equipe analisa as responsabilidades escolhidas por cada um. Este procedimento visa a impedir que eventualmente um interno com pouco tempo de casa se encarregue de uma atividade a qual ainda não esteja preparado ou que esteja aquém de seus recursos – por exemplo, tem dificuldades de leitura e é encarregado de ler na algum texto na capela.

Reunião Vespertina
Quando o grupo como um todo estiver deixando a desejar e ficar evidenciado indisciplina e desordem coletiva – ex: várias toalhas deixadas jogadas em qualquer canto por vários dias; tanques de lavar roupa não higienizados após seu uso; discussão constante em atividades esportivas, etc, fará reunião de uma hora logo após o almoço para discutir os problemas e tentar chegar num consenso e solução. Caso não cheguem a um consenso no dia seguinte farão outra reunião e assim sucessivamente.

Disciplina
É comum o dependente químico em função do uso de substâncias psicoativas levar uma vida desregrada: não se alimentar direito; gastar excessivamente dinheiro; não obedecer regras sociais e familiares; não obedecer pai e mãe; mentir . A reeducação, portanto, fará parte do processo terapêutico, de forma que o dependente comece a desenvolver comportamentos sadios na convivência com o próximo e sociedade.
Desta forma , existirão no programa horários e normas a serem cumpridos bem como atividades programadas – constantes do regimento interno e cronograma – os quais deverão ser cumpridos.

Teatro
Os internos tem a liberdade e espaço para desenvolver e ensaiar peças de teatro. O objetivo vem a ser a trabalhar criatividade, expressão e timidez. As peças ensaiadas no mês são apresentadas aos familiares em dias de visita.



PArceiros